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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/3SRLRM8
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2019/03.03.14.43
Última Atualização2019:06.06.14.10.09 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2019/03.03.14.43.47
Última Atualização dos Metadados2022:03.15.19.34.04 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-18167-TDI/2855
Chave de CitaçãoEscuissato:2019:PrCoRo
TítuloProjeto de um controlador de rodas de reação com suspensão magnética ativa em dois graus de liberdade
Título AlternativoController design for two-axis-active magnetic bearing for reaction wheels
CursoCMC-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2019
Data2019-02-25
Data de Acesso05 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas156
Número de Arquivos1
Tamanho4981 KiB
2. Contextualização
AutorEscuissato, Guilherme Abreu
BancaRicci, Mário César (presidente)
Carrara, Valdemir (orientador)
Magalhães, Renato Oliveira de
Cruz, José Jaime da
Horikawa, Oswaldo
Endereço de e-Mailguiabreu6@gmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2019-03-03 14:49:21 :: guiabreu6@gmail.com -> administrator ::
2019-03-07 18:57:01 :: administrator -> pubtc@inpe.br ::
2019-03-07 18:57:31 :: pubtc@inpe.br -> guiabreu6@gmail.com ::
2019-04-22 16:03:15 :: guiabreu6@gmail.com -> pubtc@inpe.br ::
2019-06-06 16:44:43 :: pubtc@inpe.br -> administrator ::
2019-06-26 17:04:07 :: administrator -> simone ::
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2022-03-15 19:34:04 :: administrator -> :: 2019
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavemancal magnético
rodas de reação
satélites artificiais
método de elementos finitos
magnetic bearings
reaction wheels
artificial satellites
finite elements method
ResumoPor serem capazes de proporcionar alto grau de precisão de apontamento e utilizarem a energia renovável proveniente dos painéis solares, rodas de reação se tornaram componentes essenciais em satélites com sistema de controle de atitude em três eixos. Tipicamente empregam mancais de rolamento, pois são uma tecnologia madura cuja eficácia foi repetidamente provada ao longo dos anos. Ainda assim, a pesquisa por mancais magnéticos é realizada em paralelo porque estes produzem soluções interessantes. Por exemplo, como mancais magnéticos eliminam completamente o contato físico entre o rotor e o estator, o atrito da roda é significativamente reduzido e o desgaste mecânico deixa de ser um fator limitante para a vida útil de rodas de reação suspensas magneticamente. Além disso, mancais magnéticos proporcionam a funcionalidade de ativamente suprimir vibrações oriundas do desbalanceamento, melhorando assim a precisão de apontamento da missão. Este trabalho apresenta o projeto do sistema de controle para configurações de mancais magnéticos em que dois graus de liberdade são estabilizados ativamente. A lógica de controle desenvolvida é capaz de iniciar a suspensão magnética do rotor, estabilizá-lo no ponto de equilíbrio e suprimir vibrações oriundas do desbalanceamento estático. O projeto utiliza simulações por elementos finitos como base para desenvolver um modelo dinâmico não linear em que as características importantes dos mancais são reproduzidas. Aliado à dinâmica de um rotor sujeito a rotação, o modelo desenvolvido permite verificar a eficácia do sistema de controle em suspender magneticamente uma roda de reação. Espera-se que este projeto possa servir de base para trabalhos futuros que busquem projetar e implantar mancais magnéticos em rodas de reação de satélites. ABSTRACT: For providing a high degree of pointing accuracy and using renewable energy from solar panels, reaction wheels have become essential components for satellites that employ three-axis attitude stabilization. Reaction wheels typically employ ball bearings, which is a mature technology whose effectiveness has been repeatedly proven over the years. Even so, the research for magnetic bearings is performed in parallel because they produce interesting solutions. For instance, since magnetic bearings completely eliminate physical contact between the rotor and the stator, the friction is significantly reduced and mechanical wear is no longer a limiting factor for the lifetime of a magnetically suspended reaction wheel. In addition, magnetic bearings provide the functionality of actively suppress vibrations due to rotor imbalance, thereby improving the missions pointing accuracy. This paper presents the design of a control system for magnetic bearing configuration in which two degrees of freedom are actively stabilized. The developed control law is capable of initiating the magnetic suspension of the rotor, stabilizing it at the setpoint, and suppressing vibrations due to static imbalance. This project used finite element method simulations as the basis for developing a nonlinear dynamic model in which the important characteristics of the bearings are reproduced. By combining this model with the dynamics of a rotating rotor, its possible to verify the effectiveness of the control law of a magnetically suspended reaction wheel. It is hoped that this project lays the foundation for future work that seeks to design and develop magnetic bearings for use on reaction wheels.
ÁreaETES
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4. Condições de acesso e uso
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Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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